agonia
portugues

v3
 

Agonia.Net | Regras | Mission Contato | Participar
poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
armana Poezii, Poezie deutsch Poezii, Poezie english Poezii, Poezie espanol Poezii, Poezie francais Poezii, Poezie italiano Poezii, Poezie japanese Poezii, Poezie portugues Poezii, Poezie romana Poezii, Poezie russkaia Poezii, Poezie

Artigo Comunidades Concurso Crônica Multimídia Pessoais Poesia Imprensa Prosa _QUOTE Roteiro Especial

Poezii Rom�nesti - Romanian Poetry

poezii


 


Textos do mesmo autor


Traduções deste texto
0

 Comentários dos membros


print e-mail
Visitas: 4921 .



Escritora alemã de origem romena Herta Müller é a vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2009
artigo [ Imprensa ]
www.nobelprize.org

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por [Marina ]

2009-10-09  |     | 



A escritora alemã de origem romena Herta Müller é a vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2009

O Comité Nobel decidiu atribuir o Prémio para Literatura 2009 à escritora alemã de origem romena Herta Müller, por ter "com a densidade da poesia e a franqueza da prosa, retratado o universo dos desapossados".

O comunicado oficial foi feito numa conferência de imprensa por Peter Englund, Secretário da Academia Sueca, que destacou que Herta Müller ficou conhecida ao grande público como romancista e ensaísta retratando a destruição contínua da ditadura romena. Peter Englund descreveu a Herta Müller como sendo uma escritora única e forte.

"Há uma terrível força naquilo que ela escreve. Tem um estilo único. Ao ler meia página de um livro escrito por Herta Müller apercebemo-nos logo de que lhe pertence. Tem imenso para contar acerca de como é ser estrangeiro no próprio país. A escolha é óptima. Herta Müller é uma escritora que tem todas as qualidades tanto de ponto de vista linguístico como do conteúdo. É uma escritora que será lida por muita gente, não é inacessível."

No próprio dia em que se tornou público que a Herta Müller será galardoada com o Nobel da Literatura 2009 a 10 de Dezembro, no jornal Dagens Nyheter saiu uma crítica relativa ao romance mais recente dela “Atemschaukel”, publicado em 2009.

A entrega do prémio terá lugar no dia 10 de Dezembro de 2009 numa cerimónia organizada na presença do Rei Carlos XVI Gustavo. A Cerimónia será seguida por um banquete oferecido pelo Rei e no qual participam os embaixadores dos estados de origem dos galardoados. Antes da cerimónia de entrega, provavelmente a 6 de Dezembro de 2009, Herta Müller apresentará uma conferência („Nobel lecture”) em Estocolmo.

Herta Müller nasceu a 17 de Agosto de 1953, a Nițchidorf, perto da cidade romena de Timişoara. Em 1987, a escritora emigrou para Alemanha e desde então vive em Berlim.

Herta Müller é a vencedora de vários prémios internacionais: Ricarda Huch (1987), Kleist (1994) e Joseph Breitbach (2003), prémio europeu Aristeion (1995) e o internacional - "IMPAC Dublin" Literary Award (1998). A partir de 1999, ela foi nomeada três vezes por parte da Alemanha para o Nobel.

Entre os escritores nomeados para o Nobel da Literatura 2009 estavam o israelita Amos Oz, os americanos Philip Roth, Cormac McCarthy, Joyce Carol Oates, a escritora argelina e a canadiense Margaret Atwood.


Copyright © Hanser Verlag


http://www.icr.ro/lisabona/


.  |










 
poezii poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
poezii Portal de Literatura, Poesia e Cultura. Escreva e desfrute os artigos, crônicas, prosa, poesia clássica e concursos. poezii
poezii
poezii  Busca  Agonia.Net  

A reprodução de qualquer material sem a nossa permissão é estritamente proibida.
Copyright 1999-2003. Agonia.Net

E-mail | Regras para publicação e de privacidade

Top Site-uri Cultura - Join the Cultural Topsites!