agonia
portugues

v3
 

Agonia.Net | Regras | Mission Contato | Participar
poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
armana Poezii, Poezie deutsch Poezii, Poezie english Poezii, Poezie espanol Poezii, Poezie francais Poezii, Poezie italiano Poezii, Poezie japanese Poezii, Poezie portugues Poezii, Poezie romana Poezii, Poezie russkaia Poezii, Poezie

Artigo Comunidades Concurso Crônica Multimídia Pessoais Poesia Imprensa Prosa _QUOTE Roteiro Especial

Poezii Rom�nesti - Romanian Poetry

poezii


 


Textos do mesmo autor


Traduções deste texto
0

 Comentários dos membros


print e-mail
Visitas: 3277 .



Realização e saudades
artigo [ ]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por [vpp ]

2010-07-09  |     | 



Semana que vem termino minha Pós-graduação em Prática de Criação Literária. Mais uma etapa de vida e de criação. Já sinto falta da minha turma. Foi um curso intenso onde produzimos contos, poesias, romance, ensaios, roteiros... Os professores, escritores renomados como o romancista Nelson de Oliveira, o contista Marcelino Freire, o poeta Edson Cruz e o cronista Luis Marra nos levaram a descobrir nossos estilos, nossas vozes. Com base nos textos que escrevíamos, discutíamos nossos acertos, deslizes, força dramática (ou centro nervoso como prefere Marcelino), voz de cada personagem... E assim, passo a passo, melhoramos nossas produções.


Há muito tempo que eu queria fazer um curso desses. Tinha inveja de minha tia Dete que mora nos Estados Unidos e já fez alguns em Colleges e Universidades de lá. E achava muito injusto aqui no Brasil não termos uma pós-graduação para escritores ou simplesmente para quem gosta de escrever. Há quem desconfie desse tipo de aula e de oficina, argumentando que o escritor tem de ser nato. Não concordo. Alguns podem até ser, mas sempre temos algo a melhorar, experiência para trocar. E se observamos outras áreas, como artes plásticas, por exemplo, os grandes pintores na maioria frequentaram escolas de arte. Na música é a mesma coisa. Por que, então, para os escritores não existiam cursos direcionados nas universidades de São Paulo?

Quando descobri essa iniciativa da Terracota Editora em conjunto com a Universidade Cruzeiro do Sul (nota máxima no conceito do MEC), corri para conferir. As aulas são no Espaço Terracota, um charmoso café literário com salas de aulas no andar superior. Assisti a do Marcelo Maluf, de literatura infanto-juvenil e me apaixonei. Queria fazer o curso! Mas o módulo já estava no meio e tive que esperar um mês para poder começar no próximo. Enquanto esperava bateu a insegurança. Será que vou gostar? Será que conseguirei acompanhar a turma? E a vergonha de expor meus textos? E o medo das críticas?

Minha tia havia comentado que lá nos EUA às vezes ela sentia muita concorrência por parte dos alunos. Fiquei feliz de encontrar exatamente o contrário aqui. Era sempre um querendo ajudar o outro, com análises e críticas construtivas. E todos nós vibrávamos quando alguém aparecia com um bom texto, ou o deixava melhor na reescrita. Viche Maria! Reze um Pai Nosso e uma Virgem Maria, que ele se soltou de vez! Que texto bom da porra é esse, mininu! Comemorava o Marcelino.

Em agosto a Editora Terracota publicará uma coletânea com nossos melhores contos. Aliás, nossos e de alguns dos professores. Será bom ficar guardada para sempre, ali dentro, com todos eles. E eu volto para os dois módulos que me faltam, já que entrei no curso começado. Será uma nova turma, que ainda não conheço, mas espero que tão interessante, divertida e competente como a primeira.

E aqui fica um convite para quem também ama a arte de escrever. O site do curso é o http://terracotaeditora.com.br/pcl/ e ele pode ser feito como curso livre (um ano), ou pós-graduação lato senso (um ano e meio). E venham confiantes, pois Carlos Andrade, doutor em letras e Claudio Brites, coordenador do curso afirmam: Queremos que essa pós seja referência no país. Só continuaremos com o curso se for muito bom. E eu tenho o orgulho de dizer que fiz parte da primeira turma e um pouco da segunda.

.  |










 
poezii poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
poezii Portal de Literatura, Poesia e Cultura. Escreva e desfrute os artigos, crônicas, prosa, poesia clássica e concursos. poezii
poezii
poezii  Busca  Agonia.Net  

A reprodução de qualquer material sem a nossa permissão é estritamente proibida.
Copyright 1999-2003. Agonia.Net

E-mail | Regras para publicação e de privacidade

Top Site-uri Cultura - Join the Cultural Topsites!