agonia
portugues

v3
 

Agonia.Net | Regras | Mission Contato | Participar
poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
armana Poezii, Poezie deutsch Poezii, Poezie english Poezii, Poezie espanol Poezii, Poezie francais Poezii, Poezie italiano Poezii, Poezie japanese Poezii, Poezie portugues Poezii, Poezie romana Poezii, Poezie russkaia Poezii, Poezie

Artigo Comunidades Concurso Crônica Multimídia Pessoais Poesia Imprensa Prosa _QUOTE Roteiro Especial

Poezii Rom�nesti - Romanian Poetry

poezii


 


Textos do mesmo autor


Traduções deste texto
0

 Comentários dos membros


print e-mail
Visitas: 7140 .



Coisa do Roma - Crônica * Antonio Cabral Filho - RJ/Brasil
crônica [ ]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por [antoniocabralfilho ]

2013-12-16  |     | 



Nós sabemos o que é isso, essas expressões que o povo cria, como "coisa do fulano, ah, cheira a sicrano, a "coisa do roma" se incorporou à vida do povo de Itapema. Mas quem vê o mar de Itapema, litoral norte de Santa Catarina, pensa em Itapoã - BA, Ipanema - RJ, tamanha a sua beleza, só não imagina que vai encontrar pelas ruas um deficiente heróico: O Roma!

Roma é como se apresenta o Senhor Francisco Carlos Roma. É pescador aposentado, e ninguém tomaria conhecimento da sua existência não fossem as suas aventuras sobre uma cadeira de rodas, motorizada.

O Roma, como dizem os habitantes do lugar, dá de cem no Felipe Massa! Ninguém entenderia como sem pesquisar um pouco sobre a sua "Cadeira de Rodas". Acontece que o nosso personagem, como todo bom pescador, desenvolveu habilidades especiais, após uma vida "inteira" consertando barcos de pesca, às vezes em alto mar.

Porém, em 2004, aos 24 anos, de tanto " dar uma " de engenheiro, sofreu uma descarga elétrica e o resultado foi a perca de um braço e as partes inferiores das duas pernas. Ou seja, invalidez aos vinte e quatro aninhos. Isso na cabeça de quem sempre desafiou os perigos, pode ser o fim!

Mas o Roma não é brinquedo não (!), diz o sorveteiro da praia, enquanto ele explica que graças a seus conhecimentos de engenharia mecânica, adaptou sua cadeira com um motor 125 cilindradas, pôs freio e rodas de moto, e anda todo esse mundão de meu Deus em cima da "locomoção que eu fiz!"

Sua fala demonstra todo um elevado grau de auto-estima, auto-confiança, força interior, capaz de emocionar quem lhe ouve contar suas façanhas. E só isso explica as peripécias pela BR101, aonde foi filmado fazendo ultrapassagem em alta velocidade sobre cadeira de rodas.

Não ficou barato, exclama nosso herói, que detalha o "processo" que sofreu, a "prisão" da cadeira pela polícia e a reprimenda perante o juiz, de que se repetisse aquilo, ficaria sem o seu veículo!
Agora vejam-no sobre rodas:
Link 1 - Cadeirante flagrado há mais de um ano trafegando em alta velocidade pela BR-101 continua circulando pelo trânsito (Jornal do Almoço - 13/06/2011) - Vídeos - RBSTVSC ;
Link 2 - Cadeirante que ficou famoso no Youtube volta a ser notícia — Portal Menina...
* - ACF é escritor e poeta, morador de Jacarepaguá e editor do blog letrastaquarenses.blogspot.com.br
***

.  |










 
poezii poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
poezii Portal de Literatura, Poesia e Cultura. Escreva e desfrute os artigos, crônicas, prosa, poesia clássica e concursos. poezii
poezii
poezii  Busca  Agonia.Net  

A reprodução de qualquer material sem a nossa permissão é estritamente proibida.
Copyright 1999-2003. Agonia.Net

E-mail | Regras para publicação e de privacidade

Top Site-uri Cultura - Join the Cultural Topsites!