agonia
portugues

v3
 

Agonia.Net | Regras | Mission Contato | Participar
poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
armana Poezii, Poezie deutsch Poezii, Poezie english Poezii, Poezie espanol Poezii, Poezie francais Poezii, Poezie italiano Poezii, Poezie japanese Poezii, Poezie portugues Poezii, Poezie romana Poezii, Poezie russkaia Poezii, Poezie

Artigo Comunidades Concurso Crônica Multimídia Pessoais Poesia Imprensa Prosa _QUOTE Roteiro Especial

Poezii Rom�nesti - Romanian Poetry

poezii


 


Textos do mesmo autor


Traduções deste texto
0

 Comentários dos membros


print e-mail
Visitas: 3682 .



ALMAE LUCES - Exposição Itinerante de Ícones Ortodoxos Romenos
imprensa [ ]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por [Marina ]

2009-08-28  |     | 



Photobucket


No âmbito de vários projectos dedicados à celebração do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, o Instituto Cultural Romeno de Lisboa, junto com o Patriarcado de Lisboa, o Museu Nacional de Arqueologia e com a Paróquia Ortodoxa Romena em Lisboa, vai organizar uma ampla exposição itinerante de ícones ortodoxos romenos, intitulada Almae Luces, entre 21 de Setembro de 2009 e 8 de Janeiro de 2010. A exposição será acompanhada por ateliers de criação realizados pelo artista plástico Răzvan Prunean e terá lugar nos seguintes espaços exposicionais: Sé Catedral (21 de Setembro – 18 de Outubro de 2009), Museu Nacional de Arqueologia (20 de Outubro - 22 de Novembro de 2009) e Instituto Cultural Romeno de Lisboa (25 de Novembro de 2009 – 8 de Janeiro de 2010).

A exposição será inaugurada na Segunda-feira, dia 21 de Setembro de 2009, às 19h00, na Sé Catedral de Lisboa e contará com a presença do artista plástico Răzvan Prunean.

O estilo bizantino de pintura do ícone é representativo para a fé ortodoxa e destaca-se pela simplicidade e pela fluidez das linhas, pela diversidade cromática, pela representação estilizada das formas, no sentido de uma expressividade universal. Na Roménia, a fé e a força criadora apoiaram a iconografia e foi por isso que a pintura de ícones se tornou tradição. Graças à complexidade e à profundidade da simbologia, a luz dos ícones envolve a alma, aproximando-a da divindade.

Almae Luces, é também o alvo estabelecido pelo pintor Răzvan Prunean através das suas obras: uma série de ícones sobre madeira nova e velha, realizados em estilo bizantino e seguindo os cânones ortodoxos, ornamentados com folha de ouro e pintados a acrílico. Através dos ateliers de criação abertos no âmbito da exposição, o público é convidado a descobrir os segredos da realização dos ícones pintados sobre madeira.

Răzvan Prunean é licenciado pela Universidade de Artes Plásticas e Design „Ion Andreescu” de Cluj, especialização escultura. Teve exposições em Braşov, Cluj, Viena, Budapeste, pintou igrejas da Transilvânia, realizou ícones e cruzes votivas, que actualmente se encontram em colecções privadas da Roménia, Ucrânia, Alemanha, Itália, Espanha, EUA.

A exposição será uma excelente ocasião para marcar mais uma presença artística romena, oferecendo aos visitantes a possibilidade de enriquecerem os seus conhecimentos nessa área específica da arte sagrada da Europa Oriental.

ICR Lisboa


.  |










 
poezii poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
poezii Portal de Literatura, Poesia e Cultura. Escreva e desfrute os artigos, crônicas, prosa, poesia clássica e concursos. poezii
poezii
poezii  Busca  Agonia.Net  

A reprodução de qualquer material sem a nossa permissão é estritamente proibida.
Copyright 1999-2003. Agonia.Net

E-mail | Regras para publicação e de privacidade

Top Site-uri Cultura - Join the Cultural Topsites!