agonia
portugues

v3
 

Agonia.Net | Regras | Mission Contato | Participar
poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
armana Poezii, Poezie deutsch Poezii, Poezie english Poezii, Poezie espanol Poezii, Poezie francais Poezii, Poezie italiano Poezii, Poezie japanese Poezii, Poezie portugues Poezii, Poezie romana Poezii, Poezie russkaia Poezii, Poezie

Artigo Comunidades Concurso Crônica Multimídia Pessoais Poesia Imprensa Prosa _QUOTE Roteiro Especial

Poezii Rom�nesti - Romanian Poetry

poezii


 


Textos do mesmo autor


Traduções deste texto
0

 Comentários dos membros


print e-mail
Visitas: 2937 .



Europeana: Um Tesouro Escondido
artigo [ Cultura ]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por [Bernadete_Piassa ]

2009-09-21  |     | 



EuropeanaConnect é um novo projeto financiado pela União Europeia, que visa a agregação de conteúdos de arquivos, bibliotecas, museus e coleções audiovisuais europeias no Portal Europeana. (http://www.europeana.eu/portal/) A Biblioteca Nacional de Portugal é uma das parceiras neste Projeto.
O Portal Europeana, que atualmente disponibiliza cerca de 5 milhões de recursos digitais de museus, arquivos, bibliotecas e coleções audiovisuais europeias, foi lançado em 2008 com o objetivo de tornar o patrimonio europeu acessível à escala mundial. O site que se encontra disponível na internete é um protótipo. A Europeana Versão 1.0 será lançada em 2010, com ligações para mais de 10 milhões de objetos digitais. Em 2011, o Portal Europeana permitirá o acesso integrado a 25 milhões de objetos digitais (música, imagens, vídeos, documentos, livros, etc.) de pelo menos 50 portais culturais de âmbito nacional e local.


“O projecto EuropeanaConnect pode desencadear uma revolução cultural na infra-estrutura educativa” – afirma Johanna Rachinger, Diretora-Geral da Biblioteca Nacional da Áustria, que coordena o Projeto Europeanaconnect – “Nunca foi tão fácil ouvir música, folhear cadernos de notas, ver pautas, encontrar fotos e registros de nascimento de músicos e das suas famílias e aceder correspondências, podendo comparar simultaneamente fontes de diversos arquivos e bibliotecas.”
Europeana.eu foi concebida como uma fonte de ideias e inspiração para ligar os interessados a 4.6 milhões de itens digitais:
· imagens – pinturas, desenhos, mapas, fotografias e imagens de objetos de museu
· textos – livros, jornais, cartas, diários e documentos de arquivo
· sons - música e registros falados de cilindros, fitas magnéticas, discos e emissões de rádio
· vídeos - filmes, gravações de noticiários e emissões de televisão
Enquanto alguns dos seus conteúdos são mudialmente famosos, outros constituem tesouros europeus menos conhecidos, conservados em museus, galerias, arquivos e coleções audiovisuais. Podem ser acessadas as coleções do Rijksmuseum, em Amesterdã, a British Library, em Londres, e o Louvre, em Paris.
Pode-se utilizar as funcionalidades de My Europeana para guardar pesquisas ou marcar determinados itens como favoritos. Também pode-se sublinhar conteúdos e adicioná-los às suas pastas pessoais.

.  |










 
poezii poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
poezii Portal de Literatura, Poesia e Cultura. Escreva e desfrute os artigos, crônicas, prosa, poesia clássica e concursos. poezii
poezii
poezii  Busca  Agonia.Net  

A reprodução de qualquer material sem a nossa permissão é estritamente proibida.
Copyright 1999-2003. Agonia.Net

E-mail | Regras para publicação e de privacidade

Top Site-uri Cultura - Join the Cultural Topsites!