agonia
portugues

v3
 

Agonia.Net | Regras | Mission Contato | Participar
poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
armana Poezii, Poezie deutsch Poezii, Poezie english Poezii, Poezie espanol Poezii, Poezie francais Poezii, Poezie italiano Poezii, Poezie japanese Poezii, Poezie portugues Poezii, Poezie romana Poezii, Poezie russkaia Poezii, Poezie

Artigo Comunidades Concurso Crônica Multimídia Pessoais Poesia Imprensa Prosa _QUOTE Roteiro Especial

Poezii Rom�nesti - Romanian Poetry

poezii


 


Textos do mesmo autor


Traduções deste texto
0

 Comentários dos membros


print e-mail
Visitas: 3520 .



BookCrossing Pela Internet
artigo [ Sociedade ]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por [Bernadete_Piassa ]

2009-09-24  |     | 



O BookCrossing é um conceito que surgiu nos Estados Unidos e que pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outros, os quais, por sua vez, deverão continuar a fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Os membros desta comunidade de leitores virtuais, que gostam muito de livros, não se importam de libertar os seus próprios livros em locais públicos (cafés, transportes públicos, pontos de ônibus, bancos de jardim e outros lugares) para que o maior número de pessoas os possam ler, em vez de os manterem nas estantes.

Existe ainda um conceito restrito de BookCrossing, gerada em torno do site na internet, (http://www.bookcrossing.com/ ) criado com a intenção de se seguir o trajeto dos livros registrados no mesmo, nas suas viagens pelo mundo, através de um número identificativo escrito dentro de cada um dos livros.
O site funciona da seguinte maneira: o dono do livro registra o livro no site. Na hora do registro, o livro recebe um número de identificação BCID (BookCrossing Identification) que permitirá ao "dono" original e aos que venham a dar entrada do livro posteriormente terem notícias da sua viagem pelo mundo. Este número deve ser escrito no livro, devendo ser também incluída alguma informação sobre o BookCrossing e os seus objectivos. Para este fim podem ser utilizadas etiquetas próprias.
Depois é só avisar quando e em que parte da cidade se vai libertar o livro. O objetivo é que alguém o recolha e, através do seu número identificativo, acesse o site e faça uma Journal Entry, dizendo que o encontrou. Isto não implica o registo na comunidade, porque pode ser feito anonimamente. No entanto, quem desejar usufruir em pleno do site (por exemplo, participar nos diversos fóruns, registar os seus próprios livros, etc.) e juntar-se à comunidade terá de se inscrever. A inscrição é totalmente gratuita e anónima. O novo membro terá apenas de criar uma identidade virtual que o identificará sempre que fizer novos registos no site.
Após a leitura do livro, a pessoa deve fazer nova journal entry na qual dirá o que achou dele e o que pretende fazer a seguir ao livro - normalmente, libertá-lo outra vez para que possa ir ao encontro de novos leitores.
Como são poucos os livros que são libertados ao vento que voltam a dar notícias, surgiram outras modalidades de partilha de livros entre os bookcrossers activos, tais como as Zonas Oficiais de Libertação ou OBCZ (Official BookCrossing Zones).
As OBCZ são espaços abertos ao público (tais como cafés, lojas, restaurantes, hotéis, escolas, bibliotecas, etc.) reconhecidos pelos membros do movimento como local de libertação de livros registados no BookCrossing, mediante autorização do gerente ou proprietário do estabelecimento. Por serem oficiais, estes locais possuem geralmente uma prateleira ou uma estante específica para os livros e encontram-se identificadas com cartazes alusivos ao movimento. É frequente esses espaços funcionarem também como ponto de encontro de bookcrossers.
No Brasil, existem sete OBCZs: em São Francisco Xavier (Biblioteca Solidária Rua XV de Novembro Nº 50 – Centro), em São Paulo (Casa das Rosas, Av. Paulista, 37 - Bela Vista; Creperia Central das Artes, Rua Apinagés, 1081 Sumaré, e Salommão Bar, Rua Angélica 2435), no Rio de Janeiro (Lunático Café, Rua Visconde de Carandaí, 06), em Curitiba (Ricota Restaurante Rua Suécia, 743 – Tarumã) e em Porto Alegre (Café Bonobo, Rua Castro Alves 101, Rio Branco). A lista das OBCZ em Portugal pode ser consultada no site: http://www.bookcrossing-portugal.com/listaoczs.htm.
Fonte: Wikipédia




.  |










 
poezii poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
poezii Portal de Literatura, Poesia e Cultura. Escreva e desfrute os artigos, crônicas, prosa, poesia clássica e concursos. poezii
poezii
poezii  Busca  Agonia.Net  

A reprodução de qualquer material sem a nossa permissão é estritamente proibida.
Copyright 1999-2003. Agonia.Net

E-mail | Regras para publicação e de privacidade

Top Site-uri Cultura - Join the Cultural Topsites!