agonia
portugues

v3
 

Agonia.Net | Regras | Mission Contato | Participar
poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
armana Poezii, Poezie deutsch Poezii, Poezie english Poezii, Poezie espanol Poezii, Poezie francais Poezii, Poezie italiano Poezii, Poezie japanese Poezii, Poezie portugues Poezii, Poezie romana Poezii, Poezie russkaia Poezii, Poezie

Artigo Comunidades Concurso Crônica Multimídia Pessoais Poesia Imprensa Prosa _QUOTE Roteiro Especial

Poezii Rom�nesti - Romanian Poetry

poezii


 


Textos do mesmo autor


Traduções deste texto
0

 Comentários dos membros


print e-mail
Visitas: 4089 .



Ziraldo recebe prêmio Quevedos na Espanha
artigo [ Sociedade ]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por [Bernadete_Piassa ]

2009-10-22  |     | 



O brasileiro Ziraldo Alves Pinto disse que considera que o 6º Prêmio Ibero-americano de Humor Gráfico Quevedos, que recebeu hoje na cidade de Alcalá de Henares, na Espanha, é o mais importante de sua carreira.
Com a distinção, Ziraldo se torna o primeiro ganhador de idioma não hispânico a ganhar o prêmio, que destaca a importância da obra e o compromisso social, algo que "todo artista deseja porque o homem trabalha à espera do reconhecimento".
"Há uma ansiedade enorme de realização no ser humano. Por isso quando se tem uma resposta para essa ansiedade, o homem fica realizado. E essa é a sensação que tenho ao receber o prêmio", disse Ziraldo à agência Efe.
Em seu discurso de agradecimento pelo prêmio, citando os pintores espanhóis Goya, Miró e, sobretudo, Picasso, sua "maior fonte de inspiração", Ziraldo disse estar "muito, muito emocionado" com o prêmio.
O prêmio "Quevedos" é o principal da bienal que reúne os Ministérios de Cultura e de Assuntos Exteriores da Espanha, com orçamento de 30 mil euros e promovido pela Universidade de Alcalá de Henares.
Com mais de 70 anos de trajetória profissional, Ziraldo criou um universo povoado de personagens que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro --alguns deles ganharam o cinema-- e com os quais deu voz e personalidade questionadora.
Entre os personagens, destaque para o Meninho Maluquinho, o Pererê, Jeremias, o Bom, A Supermãe e o Mineirinho.
Aos 77 anos, Ziraldo mantém uma atividade frenética e um forte compromisso com seu país, convencido de que "o artista do Brasil tem uma obrigação com seu povo mais importante que a de um artista de França, Espanha ou Inglaterra, porque a vida o colocou em uma situação especial".
"Um artista como eu pode falar para muita gente, pode abrir consciências, pode inquietar as pessoas. Isso é algo que não pode ter como missão, mas não pode evitar que seja".
MONICA FARO
da Efe, em Alcalá de Henares (Espanha)


.  |










 
poezii poezii poezii poezii poezii poezii
poezii
poezii Portal de Literatura, Poesia e Cultura. Escreva e desfrute os artigos, crônicas, prosa, poesia clássica e concursos. poezii
poezii
poezii  Busca  Agonia.Net  

A reprodução de qualquer material sem a nossa permissão é estritamente proibida.
Copyright 1999-2003. Agonia.Net

E-mail | Regras para publicação e de privacidade

Top Site-uri Cultura - Join the Cultural Topsites!